quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Projeto: " Nós e os Outros"



Escola Municipal Amauri Ferreira.
ONG NOVAMERICA.
Projeto 2012.
Elaborado por: Sandra Bréa de Oliveira Vidal ( Professora ).
Responsável: Tathyane Porto Diolino ( Orientadora Educacional ).

PROJETO NÓS E OS OUTROS

 
Tema: "Cidadania, fraternidade e solidariedade."
INTRODUÇÃO
A nossa formação histórica está marcada pela eliminação física do “outro” ou por sua escravização, formas violentas de negação de sua alteridade. Os processos de negação do “outro” também se dão no plano das representações e no imaginário social. Nesse sentido, o debate na América Latina nos coloca diante desses sujeitos históricos que foram massacrados, que souberam resistir e continuam hoje afirmando fortemente suas identidades na nossa sociedade, mas numa situação de relações de poder assimétricas, de subordinação e acentuada exclusão social.¹Buscando desenvolver a inclusão social do EU e do OUTRO de forma espontânea e descontraída ,resultando a expressão NÓS e os OUTROS;este projeto propõe algumas atividades que permeiam a cidadania, a fraternidade e a solidariedade, visando o desenvolvimento sócio-cultural de forma prática e agradável.
¹Texto adaptado da Apostila Nós e Outros – Programa DIREITOS HUMANOS EDUCAÇÃO E CIDADANIA – Subprograma ESCOLA E CIDADANIA – NOVAMERICA.

JUSTIFICATIVA 
Partindo da afirmação de que não há educação que não esteja imersa nos processos culturais do contexto em que se situa; neste sentido, não é possível conhecer uma experiência pedagógica desvinculada totalmente das questões culturais da sociedade. Existe uma relação intrínseca entre educação e cultura(s). Estes universos estão profundamente entrelaçados e não podem ser analisados a não ser a partir de sua íntima articulação. A escola sempre tem dificuldade em lidar com a pluralidade e a diferença. Tende a silencia-las e neutraliza-las. Sente-se mais confortável com a homogeneização e a padronização. No entanto, abrir espaços para a diversidade, a diferença e para o cruzamento de culturas, constitui o grande desafio que está chamada a enfrentar. No momento atual, as questões culturais não podem ser ignoradas pelos educadores e educadoras, sob o risco de que a escola cada vez se distancie mais dos universos simbólicos, das mentalidades e das inquietudes das crianças e dos jovens de hoje.² Propõem-se então atividades que desenvolvam o relacionamento entre grupos diversos (heterogêneos e homogêneos) e a troca de experiências para promover a maturação pessoal e o desenvolvimento social. A sociedade atual é pautada no EU SOU..., EU POSSO..., com base nisto buscamos desenvolver a consciência NÓS SOMOS...NÓS PODEMOS..., contudo respeitamos as limitações dos outros que, apesar de “não serem ou não poderem”, são tão importantes quanto nós para o desenvolvimento sócio-cultural. Cultivar o bom desenvolvimento cultural e social é PROMOVER A PAZ.
² Texto adaptado da Apostila Nós e os Outros – Programa DIREITOS HUMANOS EDUCAÇÃO E CIDADANIA – Subprograma ESCOLA E CIDADANIA – NOVAMERICA.

OBJETIVO GERAL

  • Aprender a cuidar da vida (de si e do outro) para PROMOVER A PAZ.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Desenvolver o amor próprio e ao próximo, assim como o respeito mútuo. Aprender que o(s) outro(s) é(são) tão importantes quanto eu(nós) sou(somos).
  • Reconhecer os grupos com quais nos identificamos e aqueles dos quais tendemos a nos afastar.
  • Analisar como as tensões produzidas na relação NÓS – OUTROS podem afetar o cotidiano escolar.
  • Identificar possíveis alternativas de atividades escolares que valorizem positivamente a relação NÓS – OUTROS e aplica-los ao dia a dia.
  • Identificar, nomear e aplicar diariamente direitos e deveres. Resgatar os valores sociais e morais.
  • Conhecer o E.C.A. (Estatuto da Criança e do Adolescente) e aplica-lo a vida diária.
  • Dialogar sobre discriminação e preconceito.
  • Desenvolver atitudes que devem ser praticadas para o bem comum do grupo social ao qual está incluído (jogos).
  • Desenvolver hábitos de cidadania, fraternidade e solidariedade.
  • Dialogar sobre o bullying. Articular uma estratégia de intervenção, prevenção e combate ao bullying, com base na conversa e atividades que envolvem socialização.
  • Trabalhar os pronomes: de tratamento, do caso reto e oblíquo, possessivo e demonstrativo; lateralidade (direita e esquerda), por meio de brincadeiras, músicas e atividades orais e escritas (sugestão).

    DESENVOLVIMENTO

    • Solicitar por meio de ofício a presença de um membro do Conselho Tutelar; da área de Direito; para estar presente na escola a fim de dar uma palestra sobre o E.C.A. (Estatuto da Criança e do Adolescente) para os responsáveis (pais, avós, tios, irmãos, etc.), os alunos e os funcionários. Organizar um simpósio. Solicitar ao Conselho Tutelar e a ALERJ, exemplares do E.C.A. para distribuir aos participantes da palestra.
    • Dinamizar a atividade em grupo NÓS – OUTROS. No chão, no centro da sala, colocar escrito em um papel ofício o pronome do caso reto NÓS. Formando um círculo ao redor, espalhar papéis ofícios escritos com o pronome demonstrativo OUTROS. Declarar frases participativas para se formar o grupo do centro (NÓS), tais como:
    1.Quem gosta de comer pizza?
    2.Quem gosta de comer arroz e feijão?
    3.Quem gosta de ler?
    4.Quem gosta de ouvir história?
    5.Quem gosta de assistir TV?
    Obs.:1. Formará o grupo OUTROS, os alunos (e/ou pessoas) que não tiverem inseridos (as) nas respostas das perguntas feitas pelo dinamizador. As crianças (e/ou pessoas) deverão perceber que, dependendo da situação (do contexto), elas poderão fazer parte do grupo NÓS ou OUTROS; elas deverão identificar-se com os membros do grupo do qual fazem parte (Peça para elas se olharem, se tocarem, darem as mãos.), sem desprezar o grupo do qual não faz parte. Após a atividade, o dinamizador deverá perguntar aos participantes como se sentiram ao pertencer ao grupo NÓS e ao grupo OUTROS; dar liberdade para eles se expressarem e orienta-los quanto a importância de identificarem-se com os membros do mesmo grupo e o respeito que devem nutrir pelos componentes do outro grupo – OS OUTROS; não pode haver discriminação.
    2. Esta atividade, pode ser realizada com funcionários, responsáveis e alunos.
    3. Em sala de aula, o professor deverá, aplicar o conceito de pronome: pessoal do caso reto, oblíquo, de tratamento, possessivo e demonstrativo; em aulas alternadas, com atividades orais e escritas, para fixação dos mesmos (sugestão).
    • Distribuir para os participantes uma folha com duas listas, uma escrita o nome de pessoas e algumas características que lhe são próprias e outra com profissões. Os participantes deverão associar as pessoas às profissões que acham que elas devem exercer”.³(Atividade com acompanhamento de vídeo.).

CRONOGRAMA

  • O projeto terá duração de 2(dois) meses, com atividades semanais (uma vez por semana). Pode ser realizado em 2(duas) ou 4(quatro), aulas de 40 a 50 minutos.
  • Palestra NÓS E OUTROS, A IMPORTÂNCIA DO E.C.A. (Estatuto da Criança e do Adolescente);
  • Campeonato NÓS E OS OUTROS, O IMPORTANTE É PARTICIPAR! (Uma ou duas semanas, ver com o professor de Educação Física, que deverá organizar o mesmo.) Campeonato de queimada ou de futebol.

CULMINÂNCIA

  • Apresentação dos trabalhos confeccionados pelas turmas.
  • Entrega do troféu do Campeonato de Queimada ou de Futebol NÓS E OS OUTROS, O IMPORTANTE É PARTICIPAR!
  • Canção da música “DEPENDE DE NÓS”.
  • Registrar as atividades realizadas por meio de fotografias.
  • Projeto a ser desenvolvido pelos(as) professores(as) desta Unidade Escolar: pré-escolar ao 5ºano
Organizado por Sandra Bréa de Oliveira Vidal.
Bacharel em Teologia.

Fotos da Culminância do Projeto

 
 Trabalhos realizados em
 sala de aula com os alunos

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